“Encenação e Revelação IV”: terá Florence Welch passado por Telheiras?

Hans Withoos - The Muses of Klimt. The Library

Está patente ao público desde a passada sexta-feira, dia 15 de abril e até ao dia 20 de maio a exposição “Encenação e Revelação IV” na Galeria de Arte AFK, em Telheiras.

Os trabalhos parecem seguir, precisamente, esta ordem: encenação, fortíssima, com figuras humanas em papéis altamente teatralizados e muito dramáticos, e revelação, uma vez que se trata de fotografia, revelada, portanto, aos olhos do público depois do processo de transformação da imagem registada em filme ou digitalmente.

Na galeria estão as obras fotográficas de Bart Ramakers, Blake Little, Brooke Shaden, Christy Lee Rogers, DDiArte, Hans Withoos, José D Almeida, Julie de Waroquier, Marcin Owczarek e Tertius Alio. São representações pungentes que, quer se admita ou não, vão ter impacto nas nossas convulsões de vida.

Trabalho patente ao público da Galeria de arte AFK, em Telheiras
Trabalho patente ao público da Galeria de arte AFK, em Telheiras

Não estando habilitada a pronunciar-me com rigor sobre arte, escrevo o que sinto, por isso, diria que, para um público mais abrangente, a exposição “Encenação e Revelação IV” é a música de Florence & The Machine: está ali num limbo entre estrelas pop e submundo psicadélico. As personagens parecem ter uma idade mais avançada do que os corpos denunciam. As fotografias ressoam a «Sometimes you’re half in and then you’re half out, but you never close the door». Não aparece haver um fim propriamente dito mas ele pode estar ali perto. Tudo depende da leitura de quem as observa.

“Encenação e Revelação IV” é para ver de segunda a sábado, entre as 15h00 e as 19h00 e o ambiente glamouroso a que temos acesso é de entrada livre.

Hans Withoos - The Muses of Klimt. The Library
Hans Withoos – The Muses of Klimt. The Library

Daniela Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.