Comércio tradicional da Merceana festejou as vindimas

Festa das Vindimas_Merceana_2019

No fim de semana de 12 e 13 de outubro realizou-se a Festa das Vindimas na Praça Luís de Camões, na Merceana. Foi a festa do Comércio Tradicional da Merceana, em colaboração com os Bombeiros Voluntários locais que asseguraram o jantar de sábado e o almoço de domingo.

A tarde de sábado contou, do ponto de vista musical, com a atuação do grupo de jovens da Merceana e dos Cantares da Paúla, sendo que a noite encerrou com o grupo musical Chaparral Band.

No domingo houve um desfile etnográfico e a atuação do Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha e os Vindimeiros, numa participação de toda a comunidade que pretende retomar algumas das tradições da Merceana.

A Festa teve como um dos seus objetivos principais a dinamização do comércio tradicional local pelo que incluiu os desfiles das lojas Marymada / Mundicores, que contou com a presença da embaixadora da marca, a cavaleira Verónica Cabaço, e do duo musical Fado D’Alma; Zig Zag Modas e Heledicas – as três lojas que quiseram aderir a este momento alto da noite de sábado. As modelos foram penteadas e maquilhadas pela Alda Cabeleireiros.

Celina e Susana são da iniciativa que organizou a festa – “Sou Tradição” – projeto que a Câmara Municipal de Alenquer tem com o comércio tradicional.

Tudo começou com uma proposta que os comerciantes da Merceana fizeram à Autarquia. Reuniram-se com o propósito de retomar algumas festas que havia antigamente na localidade, fizeram a proposta à Câmara Municipal e, com as quintas e envolvência vinícola da zoa, decidiram aproveitar o bom tempo deste início de outono para dar mais vida à localidade.

Assim, durante dois dias, os comerciantes da Merceana saíram das lojas para virem até à rua e mostrarem os seus produtos.

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.