Descubra a gastronomia típica duriense na época natalícia

Ao decidir fazer uma viagem pelo Douro, convém deixar-se levar também numa viagem pelos sabores e aromas da gastronomia duriense, especialmente, nesta quadra do Natal. Salgados, doces, entradas e sobremesas, tudo está devidamente contemplado na Gastronomia Típica Duriense. Venha descobri-la…

Às melhores experiências associam-se os melhores manjares, por isso, se este ano decidiu fazer um Natal diferente e aproveitar esta quadra para descobrir a região do Douro, saiba que, além das paisagens que ganham uma magia especial com a névoa natalícia, há também um roteiro gastronómico muito característico do Natal a que não se deve esquivar

Armados nas igrejas, expostos à admiração e culto dos povos, os presépios são um grande atrativo nas casas e lojas da região do Douro. O Pai Natal é uma figura mais secundária nesta região de Portugal.

No Pocinho, o almoço de 25 de dezembro, além da família, costuma contemplar os mais idosos, vizinhos ou amigos, para garantir que ninguém passa o dia de Natal sozinho, depois da eucaristia. Também há lembranças para os mais idosos e doces (claro!). É frequente organizaram-se pequenos grupos e ouvirem-se cânticos de Natal durante a tarde, antes do sol se pôr.

Mas recuando à noite da Consoada, esta é das mais importantes para os portugueses de norte a sul do país. O Natal duriense não é diferente e, à mesa, aposta no bacalhau ou no polvo cozido, ambos servidos com ovo, batata e couve portuguesa.

Para quem é fiel à Missa do Galo, o vinho quente ajuda a aquecer numa noite que, por tradição e mistério católico, é das mais frias do ano.

Mais em: Cruzeiros no Douro

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.