Ricardo Ribeiro: «Não gosto que a minha natureza essencial seja influenciada por naturezas adquiridas» [vídeo]

Ricardo_Ribeiro_2019

“Respeitosa Mente” é o mais recente álbum de Ricardo Ribeiro, totalmente novo e inédito, diferente daquilo a que o artista nos vinha a habituar no universo do fado.

Para o projeto, Ricardo Ribeiro escolheu a dedo os músicos que viessem a criar consigo o seu novo disco. Juntou-se ao pianista João Paulo Esteves da Silva, um nome incontornável do jazz, e ao percussionista norte-americano Jarrod Cagwin, especializado em ritmos orientais, tendo feito grande parte dos seus estudos nas percussões asiáticas e do seu trabalho com Rabih Abou-Khalil.

Este trabalho tem como base a poesia de vários autores, na sua maioria portugueses, “embrulhados” na musicalidade destes três amigos, de forma invulgar, e surpreendente.

‘Depois de Ti’ é o primeiro single a sair do álbum “Respeitosa Mente” com letra de Tiago Torres da Silva e música da autoria de Ricardo Ribeiro.

Na noite do feriado 25 de abril, tivemos a sorte de poder assistir ao concerto de Ricardo Ribeiro de tributo a Zeca Afonso, em Vila Franca de Xira, e de conversar com ele precisamente um dia antes do lançamento de “Respeitosa Mente”. A entrevista está disponível mais abaixo. Segue-se um concerto de apresentação do disco novo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 1 de junho.

Imagem: Filipe Pedro

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.