Ricardo Azevedo sobre o álbum novo: «É uma abordagem diferente ao que já fazia»

Ricardo Azevedo lança Kaizen

“Kaizen” é o mais recente disco de Ricardo Azevedo, lançado em outubro, e que já levou o cantor a uma passagem pelas FNACs do norte do país.

A história deste disco remonta ao início do milénio… Foi num dia frio e chuvoso, numa esplanada na Foz, que Ricardo Azevedo e o Saul Davies se conheceram e começaram a dar os primeiros passos para este disco, mesmo sem o saberem. Na altura, Ricardo Azevedo estava nos Ez Special e Saul Davies estava com os James numa pausa sabática indefinida. Três discos a solo depois, a dupla juntou-se novamente em Londres e Glasgow para gravar algumas canções: ‘For You’ é a 6.ª faixa de “Kaizen”; ‘Blue Song’ foi incluída como faixa extra no single de “Daisy” e foi agora regravada. É, aliás, o tema disponível mais abaixo.

No álbum há algumas colaborações especiais com Paul Quinn, baterista dos Soup Dragons e Teenage Fun Club, e com Kevin Burleigh, que trabalhou com os Simple Minds e Clasvegas. Paralelamente, Ricardo Azevedo começou a compor em português, procurando novas sonoridades que resultaram em “Kaizen” – uma viagem que faz uma ponte sonora entre um passado e um futuro musical. ‘Castelo do Queijo’ é um hino à cidade do Porto e ‘Não Sou Humano’ é uma crítica ao lado mais obscuro do Ser Humano.

 ‘A Tua Chama’ vai numa nova direção sonora, mais dançável e alegre, que descreve as relações como uma chama, que tanto podem ser fugazes ou então de promessas de amor eterno.

«O nome “Kaizen” significa mudança positiva e surgiu como ideia para título deste disco quando li o livro “O monge que vendeu o seu Ferrari” de Robin Sharma. É um nome giro e sonante» , desvendou Ricardo Azevedo, nesta conversa mantida entre entrevistas nas instalações da estação de televisão SIC.

O tema ‘Blue Song’ foi composto nos tempos de universidade e mistura a simplicidade da voz com violino e piano. O vídeo foi gravado em plano sequência, sem cortes, a preto e branco.

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.