Castanhas quentinhas: da tradição de São Martinho à festa do magusto

Castanhas pelo São Martinho

11 de novembro é o dia em que, tradicionalmente, a família se reúne para celebrar a chegada do tempo frio que se antecipa com as celebrações do São Martinho. Esta celebração tem vários costumes associados que valem a pena lembrar, festejar e saborear…

A lenda remete para Martinho de Tours – um militar, monge, bispo e santo católico, nascido no ano de 316 e falecido a 397.

Assim, quase sempre na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o “verão de São Martinho”.

É tradição, então, no dia 11 de novembro fazer-se um Magusto que implica assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Quando nasce no castanheiro, a castanha está protegida por um revestimento de picos – o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai para ser apanhada, podendo ser esta uma das razões pelas quais o fruto sempre esteve associado à celebração deste dia.

Antigamente, e como ainda é possível verificar-se nalgumas localidades mais pequenas, grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde as castanhas estarão a assar, para também beberem a jeropiga, ginjinha ou água-pé. A batata doce é, igualmente, muito comum nesta altura do ano e pode fazer parte do magusto de São Martinho

Mais em: Cruzeiros no Douro

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.