Natali Esteves sobre a beleza feminina: «Uma maquilhagem perfeita ajuda a rejuvenescer instantaneamente»

Natali Esteves - make up artist

Natali Esteves – Make Up Artist, natural de Paris, é uma maquilhadora profissional que tem obtido grande reconhecimento em Portugal desde que começou a trabalhar na área em 2013.

Com uma vasta experiência na área do turismo, os trabalhos que realiza são também influenciados pelas muitas viagens que fez por várias capitais da Europa, pelo Senegal, Marrocos, Singapura, Qatar, México e Estados Unidos.

Natali veio para Portugal em 2009, para Ponte de Lima, terra rica da humanidade. Romântica convicta e apaixonada por música, foi a maquilhagem profissional que acabou por a trazer a Lisboa onde tem vindo a desenvolver a sua marca pessoal. Desde 2014 que é formadora em escolas profissionais da área e criou as suas próprias formações, como “Curso de Maquilhagem Profissional”, “Curso Base de Maquilhagem”, “Workshop de Auto-Maquilhagem”, “Workshop de Maquilhagem para Noivas”, entre outras variantes de especialização onde já formou mais de 500 alunas.

Neste percurso destacou-se num mercado tão competitivo como o da maquilhagem profissional graças à sua simpatia e profissionalismo a que as alunas e clientes se rendem. Em 2016 Natali Esteves foi convidada para embaixadora da conceituada marca de maquilhagem Parisax Professional France.

Vamos conhecê-la melhor…

Daniela Azevedo – Como tem sido a tua experiência como maquilhadora em Portugal?
Natali Esteves – Considero esta experiência como a concretização de um sonho. Além de me sentir privilegiada por me saber maquilhar, sinto-me realizada por ser feliz todos os dias com a minha profissão. A minha visão da maquilhagem vai ao encontro da visão da mulher portuguesa, simples e natural. Fico satisfeita em ver como a maquilhagem é muito bem recebida no nosso país e como tem um papel importante tanto na vida dos profissionais da imagem como nas mulheres em geral. Relativamente ao meu trabalho do dia a dia e experiência, tem sido muito forte em partilha de conhecimentos, pois adoro espalhar a minha visão da beleza e ajudar, oportunidades de trabalho incríveis, possibilidade de conhecer novas pessoas e ter novos colegas. Em duas palavras fortes: paixão e vida louca!

DA – Que produtos costumas usar? Quais são os melhores, na tua opinião?
NE – Eu uso diariamente os produtos básicos para uma “pele perfeita” (base, corretor de olheiras, pó e blush), lápis preto, máscara e batom de cieiro. Sou muito simples no meu dia a dia. Quando uso maquilhagem sofisticada, uso eyeliner e batom escuro, para realçar a cor dos meus cabelos pretos e minha pele branca. Eu só uso produtos profissionais, para mim são os melhores quer ao nível da duração, quer do resultado final. Quanto aos produtos para a pele, tenho preferência pelos produtos líquidos que deixam a textura fina e transparente. Sou fã dos iluminadores!

DA – O que significa para ti seres embaixadora da Parisax?
NE – Significa representar a marca ao nível nacional, partilhando os meus conhecimentos sobre os produtos, as minhas dicas e principalmente poder recomendar a marca profissional a quem procura qualidade.  Além de ser fã dos produtos é um prazer poder falar sobre eles e aconselhá-los.

DA – Mas também dás formação. Em que áreas?
NE – Dou formação em maquilhagem, cursos profissionais básicos e intensivos. Criei os meus próprios conteúdos e escrevi os manuais. Também dou formação de extensão de pestanas, threading e unhas de gel.

DA – O que faz uma mulher bonita e elegante?
NE – Uma pele perfeita, com tudo no sítio certo (a base adequada à pele, a cor perfeita, as olheiras minimizadas, as imperfeições disfarçadas, a pele polida com o pó, e o blush realçado nas bochechas); para mim uma pele perfeita é muito mais bonito do que um eyeliner ou um batom.

DA – Quem é, para ti, uma mulher que seja um ícone de beleza?
NE – Jennifer Lopez, sou fã da beleza natural dela. Tem um tom de pele lindo, um formato de olhos intenso, uns lábios volumosos e um corpo volumoso. Sou fã da simplicidade, do profissionalismo, e da competência em ser boa em tudo, cantora, bailarina, atriz, mulher e mãe.

DA – Achas que as mulheres têm vindo a aceitar melhor os problemas associados ao envelhecimento da pele? Como os podemos atenuar?
NE – Eu acho que sim, que elas têm vindo a aceitar melhor devido às soluções que se encontram hoje no mercado. Cremes anti-rugas, tratamentos estéticos, protetores solares, e acima de tudo a maquilhagem. Uma maquilhagem perfeita ajuda a rejuvenescer instantaneamente. Elas sentem-se mais livres e confortáveis para usarem a maquilhagem que desejam.

DA – Um segredo de beleza que possas partilhar connosco…
NE – Os pontos de luz colocados no sítio certo dão luz e vida ao rosto: na arcada da sobrancelha, para a realçar e levantar pálpebras pequenas, no queixo, parte superior dos lábios, ponta do nariz e no canto interno dos olhos, para olhos pequenos principalmente.

DA – Quais são os piores erros de maquilhagem que uma mulher pode cometer?
NE – Usar as dicas gerais e adaptá-las aos seus rostos é errado pois cada rosto é um rosto. O eyeliner, o lápis interno, os batons mate… não resultam em todas.

DA – Qual é o produto “obrigatório” para este verão?
NE – O iluminador, para dar ao rosto um toque de luz natural! Dourado, acobreado, perlado, rosado… eles existem para todas nós, sejamos negras, morenas ou brancas!

Daniela Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *