A APDSI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., realizaram, a 3 de dezembro, o Fórum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web 2015. O encontro realizou-se na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
O evento realizou-se precisamente no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que, este ano, teve como lema a inclusão e capacitação. Em 2015 uma das áreas que foi mais estudada em matéria de acessibilidade e conformidade foi, precisamente, a Administração Pública e, apesar das melhorias verificadas nos últimos anos, o progresso português está, ainda, «longe da média europeia».
A acessibilidade web é um assunto que me diz particular respeito mas que não pode deixar ninguém indiferente, acima de tudo os programadores informáticos e web project managers que tantas vezes ignoram que há 10% de pessoas em Portugal com alguma necessidade especial e mais de 70% utilizam a Internet com regularidade.

Face a esta nota introdutória, o professor Ramiro Gonçalves, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e Grupo de Negócio Eletrónico (GNE) da APDSI, questiona se o conceito de acessibilidade será assim tão difícil de implementar…
Mais em: APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação