Felicidário radiofónico: Rodrigo Santos convida Daniela Azevedo para a emissão especial de Natal da Portugal Star

Emissão Especial de Natal da Portugal Star com Rodrigo Santos e Daniela Azevedo

A menos de uma semana do Natal, com todos os preparativos a chegarem aos finalmentes e com as famílias já em espírito de maior união e partilha, eis que o meu grande amigo Rodrigo Santos teve a amabilidade de me convidar a alinhar com ele na sua emissão semanal de “Toca de Santos” na rádio online Portugal Star. Conhecemo-nos em 1997, na já extinta Rádio Ateneu. Trazíamos em comum uma absurda tendência para levar a sério tudo o que os artistas cantavam nas músicas que podíamos gastar uma vida a ouvir. Tínhamos, ainda, a paixão e o sonho fresco e jovem de fazer rádio à séria. A vida foi-nos levando por outros caminhos profissionais, estamos felizes com eles, mas há sempre um bocadinho da nossa semana para “lhe” dedicar, ainda que em antenas diferentes – ele na Portugal Star (online); eu na Rádio Voz de Alenquer em 93.5 e 100.6 no “velhinho” FM e na, também online, Motard FM.

A Portugal Star é um projeto de emissão contínua de rádio online, feito quase exclusivamente por deficientes visuais, e com uma programação musical diversificada durante quase todo o dia. Os programas de autor estão reservados para o período noturno e para o fim de semana, e foi com grande satisfação que, na emissão que antecedeu o Natal, aceitei o convite do Rodrigo Santos para dividir com ele o gosto que julgava há muito perdido por fazer um programa de rádio “à antiga”.

E “à antiga” porquê? Porque aqui não temos que cumprir a tirania de uma playlist determinada por um consultor musical que estuda o impacto que, comercialmente, uma certa música, hipoteticamente, terá sobre um ouvinte-tipo, determinado, também ele, pelos seus hábitos de vida e, logo, de consumo. Rádio “à antiga” porque nos anos 80 e 90 fazia-se rádio pela pura paixão de poder dar a conhecer uma música nova, transformar em som o toque do disco acabado de chegar, novinho e brilhante, da editora, ou, até, pôr em palavras aquilo que “aquela” melodia nos fazia ou fez sentir. Tantas foram as vezes em que se saiu do estúdio com a certeza de ter feito a manhã ou a tarde de alguém. Pôr imagens na cabeça de quem nos ouve recorrendo a cantigas e à nossa visão das mesmas nem sempre era tarefa fácil mas quando se conseguia, uau, não havia nada mais forte. Afinal, quem ouve faz conceções acerca do que é dito também sugestionado pelo nosso tom, pela nossa identidade que, dantes, passava todinha através do microfone e da antena da rádio que, por hábito, era consumida na 1.ª pessoa.

Na emissão, disponível mais abaixo, tudo foi feito sem papel, sem recurso à Wikipedia, sem notas aqui e acolá; só dois amigos (ele com uma memória bem melhor que a dela), a fazerem o já costumeiro jantar de Natal, enquanto escolhem as músicas da quadra de que mais gostam, e por ali ficaram, divertidos, a falar sobre as ditas a quem os quis ouvir. Obrigada Rodrigo, pela amizade, por isto, e por semanalmente preservares quase intacto o bichinho que nos juntou: o da rádio “à antiga”.

Podes ouvir, aqui, a emissão completa da “Toca de Santos”, transmitida a 19 de dezembro de 2015, entre as 20h00 e as 22h00.

Emissão Especial de Natal da Portugal Star com Rodrigo Santos e Daniela Azevedo
Emissão Especial de Natal da Portugal Star com Rodrigo Santos e Daniela Azevedo

Boas Festas! Daniela Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.