Conversei com a Vânia Fonseca sobre o seu projeto de fotografia no feminino, Mulheres da Terra, na Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria.
Vânia Fonseca gosta de simplicidade e das mulheres fotografadas sem medos, sem filtros e sem inseguranças, que abracem a beleza feminina na sua plenitude, adorando e respeitando cada característica do seu corpo, cheio de um poder pessoal, tantas vezes esquecido e abafado pelos populares e mediáticos cânones de beleza.
Fotografias pessoais, individuais e cheias de mística resultam de sessões conduzidas de forma pessoal e dirigidas a cada mulher, respeitando a sua individualidade, evocando uma perceção profunda do estágio em que se encontra e estabelecendo um diálogo entre fotógrafa e fotografada que a leve num caminho de volta a si mesma.
O melhor presente que, para a Vânia, resulta de uma sessão fotográfica destas, é a aceitação do Universo Feminino que cada uma de nós encerra… completo e perfeito.
Quem estiver na disposição de deixar cair os véus atrás dos quais se esconde a verdadeira força e beleza das mulheres, aliás Mulheres, só tem de marcar encontro com a Nikon da Vânia. Por mim… data, hora e local 🙂