APDSI: Conclusões do MeetUp “Inteligência Artificial nos Serviços Públicos – Um Caso Prático”

Secretária de Estado da Justiça Anabela Pedroso

A APDSI, com o apoio do Instituto dos Registos e do Notariado, organizou a 11 de dezembro de 2019 um meetup centrado no tema “Inteligência Artificial na Transformação dos Serviços Públicos – Um Caso Prático”, em Lisboa.

Os serviços públicos assumem um papel essencial na sociedade portuguesa, sendo a sua disponibilidade e acessibilidade aspetos centrais da gestão pública. No entanto, apesar dos desenvolvimentos operados a este nível, ao nível local, setorial e transversal da Administração Pública, a maioria dos organismos continua a sofrer uma grande pressão e dificuldade de resposta à procura.

A área da Justiça e, em particular, os serviços dos Registos e Notariado, têm sido, pela sua natureza, particularmente desafiados na área do atendimento e, em consequência, têm vindo a realizar ao longo dos anos profundas alterações no seu modelo operativo.

Já no contexto atual de transformação digital, destaca-se a recente introdução nos seus serviços de um chatbot potenciado por recurso extensivo a inteligência artificial, que promete aumentar significativamente a eficiência e a precisão de resposta aos utentes. Esta inovação foi dada a conhecer por Sofia Carvalho, Vice-Presidente do IRN, que apresentou a “IReNe”, a assistente virtual do IRN que tem vindo a proporcionar uma experiência de serviço personalizado para os serviços de Cartão de Cidadão, com recurso a linguagem natural, clara e portuguesa com boa fonética.

documento completo, que assino, está disponível aqui.

Daniela Azevedo para a APDSI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.