Almada inaugura exposição sobre a história do rock

Exposição História do Rock em Almada

“Na Margem: Uma História do Rock” é o tema da exposição que está patente ao público no Museu da Cidade de Almada, na Cova da Piedade, até 13 de setembro.

Dividida por três pisos, correspondentes a três diferentes períodos da história do rock, a exposição revisita percursos de vultos da margem Sul como Xutos & Pontapés, Da Weasel, Bizarra Locomotiva ou Braindead. Na apresentação da exposição tocaram os UHF, numa atuação pontuada por versões inusitadas (reggae) de clássicos do grupo como ‘Cavalos de Corrida’.

Um dos items que maior curiosidade desperta na exposição, é a primeira guitarra de Tim, dos Xutos & Pontapés, construída pelo pai em 1976. ‘Falhas’, ‘À Minha Maneira’ e ‘Conta-me Histórias’ são algumas canções compostas neste exemplar.

Dedicada ao rock almadense e ao embrionário movimento do ié-ié, onde se destacam bandas como Xutos & Pontapés, UHF, Da Weasel, Bizarra Locomotiva, Iodo, Braindead ou Kama Sutra, a exposição pretende dar a conhecer “memórias, vivências, públicos, imagens inéditas, testemunhos, letras, músicas, instrumentos e imagens em movimento de mais de 500 grupos, desde 1961 até aos dias de hoje”.

A entrada é gratuita.

Daniela Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.