Festival Amadora BD: de Salazar ao Brasil contemporâneo

Daniela Azevedo no Festival BD da Amadora

Até ao próximo dia 11 está a decorrer a 29.ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa.

Este ano, o Brasil surge como país convidado num evento que inclui exposições, concursos de banda desenhada e ilustrações, lançamentos e apresentações de livros, estreia de filmes, prémios nacionais de BD, oficinas, entre outras atividades, bem como o programa paralelo Amadora BD Júnior com atividades para as crianças.

Comissariada por Nelson Dona, a exposição “Era Uma Vez Um País… Maravilhoso” apresenta um conjunto de autores brasileiros premiados que produzem histórias de BD sobre temas fraturantes da sociedade brasileira. 

Nota para a mostra “Artur Correia – O Risco Como Vocação”, numa revisitação ao trabalho do ilustrador falecido este ano. O autor português em destaque em 2018 é Francisco Sousa Lobo, cujo trabalho é alvo de uma exposição retrospetiva, com especial destaque para “Deserto/Nuvem”, livro que venceu no ano passado o Prémio de Melhor Álbum Português de Banda Desenhada do Amadora BD.

No mesmo local é ainda possível avaliar o Ano Editorial Português, descobrir as obras vencedoras dos festivais de Nápoles (Itália), Lodz (Polónia), Erlangen (Alemanha) e dos HQ Mix (Brasil) e apreciar os originais de “Maria e Salazar”, uma biografia do ditador português traçada pelo francês Robin Walter.

O Amadora BD 2018 inclui também a exposição da campanha especial ilustrada “Lembre-se, o Metro é de Todos” que usa a linguagem de BD para apelar a boas práticas de cidadania.

Nesta edição estão presentes as editoras Âncora, Arte de Autor, Babel, Chili com Carne, Comic Heart, Dr. Kartoon, Gfloy, Goody, KingPin Books, Levoir, Leya (ASA), Livraria Devir, Planeta, e Polvo.

O Festival Amadora BD pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, domingos e feriado (hoje), das 10h00 às 21h00. Os bilhetes estão à venda no local, são gratuitos até aos 12 anos e custam três euros para o público em geral.

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.