40 anos de carreira a solo de Dany Silva: «A minha mãe escondia a viola para eu não me desviar da escola»

Dany Silva

A celebrar 72 anos de vida e 40 de carreira a solo, Dany Silva lançou este ano o álbum “Canções da Minha Vida”.

O disco reúne artistas que foram marcantes na vida de Dany Silva e no seu percurso ao longo de quatro décadas na música lusófona, como os portugueses Rui Veloso, Luís Represas, Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho e Jorge Palma, o guineense Manecas Costa ou, ainda, a cabo-verdiana Nancy Vieira, só para mencionar alguns.

A canção que apresentou o disco chama-se, ‘A Banhada’, de que se pode ouvir um excerto mais abaixo, e nela Dany Silva partilha a interpretação com Jorge Palma.

Além desta canção, o músico e compositor reuniu em “Canções da Minha Vida”, uma coletânea de êxitos da sua carreira, como ‘Poema da Farra’ ou ‘Lua Nha Testemunha’, por exemplo, aos quais acrescentou outros temas que não compôs nem gravou mas que admitiu nesta entrevista que gostaria de o ter feito.

Todas as canções do álbum foram regravadas com novos arranjos ou, nalguns casos, com roupagem musical nova como Dany Silva contou nesta conversa, depois de um ensaio a que tive o privilégio de assistir.

Dany Silva e Daniela Azevedo depois de uma sessão de ensaios em Lisboa

Músico, cantor e compositor, nascido há 71 anos na Cidade da Praia, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, Dany Silva vive em Portugal desde a década de 1960 mas vai com grande frequência à ilha.

Neste trabalho, Rui Veloso canta ‘Lua ‘nha Testemunha’ e toca guitarra em ‘Ó Bernard’, enquanto Paulo de Carvalho pode ouvir-se em ‘Poema da Farra’. Tito Paris canta em ‘Nha Mudjer’, Mikas Cabral, dos Tabanka Jazz, em ‘Badjo na Fazenda’, Nancy Vieira em ‘Tempo de Canequinha’, Manecas Costa em ‘Nha cânsera câ tem midida’, Luís Represas em ‘O Namoro’ (tema de Fausto Bordalo Dias), e a voz de Carlos do Carmo está em ‘São Crianças’. 

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.