Teatro musical de rua faz Vila do Conde brilhar

Janelas da Alma_Um Porto Para o Mundo por J. Pedro Martins

Cidade tranquila e pela qual me apaixonei desde o primeiro minuto em que pisei aquele chão, Vila do Conde ganhou importância e cresceu estrategicamente como estaleiro de construção naval na época dos Descobrimentos mas, nos dias de hoje, as suas valências são tantas que o mais difícil é escolher uma altura do ano na qual não haja ali uma preciosa atividade para se desfrutar.

O mar sempre influenciou a vida da população desta localidade e inspirou os motivos das famosas rendas de bilros, aqui produzidas desde meados do séc. XVII. As técnicas e saberes foram posteriormente difundidos para o resto da costa portuguesa e mesmo da Galiza. Com esta tão forte ligação ao azul do mar, naturalmente que ninguém podia ficar indiferente ao espetáculo “Janelas da Alma” / “Um Porto para o Mundo”, que tive a amabilidade de também ser convidada a assistir.

Foi com muita emoção e alegria que milhares de espectadores assistiram a este teatro musical de rua – uma produção vilacondense que animou o Cais da Alfândega em seis noites deliciosamente quentes deste verão 2018. Face ao estrondoso sucesso da iniciativa (oito mil pessoas), a presidente da autarquia, Elisa Ferraz, garantiu que vai voltar a realizar-se em 2019.

 

Vila do Conde - Janelas da Alma_Um Porto Para o Mundo por J. Pedro Martins
Espetáculo Janelas da Alma / Um Porto Para o Mundo fotografado por J. Pedro Martins

O espetáculo foi já descrito por vários media como o maior teatro musical de rua do país, representado pela própria comunidade, para enaltecer o legado do rico passado de Vila do Conde. Foram 402 os voluntários que, sem qualquer experiência em representação, deram a conhecer os feitos de outrora com encenação de Amauri Alves.

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.