São João da Pesqueira é tudo o que precisa. Descubra porquê!

Quinta da Grixa - São João da Pesqueira

Património histórico religioso, ruas estreitas em pedra, Natureza (sim, há muitas paisagens verdes por aqui), bom vinho e muita calma. Parece-lhe bem?

Antes de planear uma estadia em São João da Pesqueira leia as nossas sugestões. Será uma viagem inesquecível!

Fundamental ponto de visita é um miradouro muito antigo, situado acima da barragem da Valeira, chamado São Salvador do Mundo (Ermo) onde encontra capelas a mais de 700 metros de altitude construídas no século XVI. Daqui podem ver-se os deslumbrantes contornos das vinhas que, naturalmente, marcam a paisagem de São João da Pesqueira, praticamente a partir de todos os lados. Amendoeiras e olivais também se avistam.

As barragens construídas no século XX conseguiram “domar” o Rio Douro que apresentava um percurso acidentado, tanto que, na queda de água de Cachão da Valeira, muitos naufrágios aconteceram.

Dizem os registos que a primeira fortaleza da zona pode ter sido um castro lusitano, mais tarde aproveitado pelos Romanos. Já quando D. Afonso III de Leão encontrou a fortaleza destruída e despovoada, mandou construir o castelo medieval – no ano de 900.

Mais em: Cruzeiros no Douro

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.