Conferência “Privacidade, Inovação e Internet” [vídeo]

Conferência Privacidade, Inovação e Internet, na Culturgest, em Lisboa

A APDSI realizou, a 30 de janeiro de 2015, a terceira edição da conferência “Privacidade, Inovação e Internet” na Culturgest, em Lisboa.

O contínuo e cada vez mais veloz crescimento da Internet estará a impulsionar corretamente o crescimento da economia? Ana Cristina Neves, diretora do departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem dúvidas. A responsável da FCT acredita que a desconfiança e o receio sobre a possibilidade de violação da privacidade do indivíduo pode levar a uma estagnação da «vibrante Internet» como a conhecemos.

A autorregulação comercial e da indústria tecnológica deve estimular a “privacy by design” de que as empresas precisam para projetar os seus investimentos», alerta a diretora da FCT, que aponta como solução para diminuir a desconfiança do utilizador a aposta numa cultura de segurança.

Parece difícil falar de proteção de dados sem fazer referência à gigante Google que também esteve representada na conferência da APDSI por Francisco Ruiz Antón, Head of Public Policy and Government Relations Google Spain and Portugal, que diz que a Google respeita as políticas de privacidade: «Os utilizadores confiam em nós, por isso temos que corresponder a essas expectativas de segurança e privacidade que conduzem ao desenvolvimento da economia».

Conferência Privacidade, Inovação e Internet, na Culturgest, em Lisboa
Conferência Privacidade, Inovação e Internet, na Culturgest, em Lisboa

Sobre a revolução do “Big Data” e os seus desafios e benefícios, Manuel Pedrosa de Barros, diretor de segurança das comunicações da ANACOM, disse, não só aqui mas em todas as ocasiões em que já tivemos oportunidade de trocar dois dedos de conversa sobre o assunto, que a dimensão dos dados que estão a ser tratados é crucial. «Estamos a falar de significativas economias de escala. Quando falamos de bases de dados falamos de campos bem definidos. A Internet é uma máquina de produção de conhecimento que funciona com base em dados estruturados e não estruturados, em sensores e em informação», explica o responsável…

Mais em: APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.