O Município de Vila Franca de Xira procedeu à elaboração do Plano Municipal do Ambiente, um documento fundamental no âmbito do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estruturante para a elaboração de outros documentos estratégicos.
O Plano define a Política Municipal de Ambiente do Município, visando a prossecução do interesse público dos cidadãos, efetuando uma interligação entre as distintas áreas de atuação e garantindo a qualidade de vida, o ecocrescimento e o desenvolvimento sustentável do Concelho.
Uma das principais conclusões da apresentação foi que a qualidade do ar no concelho de Vila Franca de Xira melhorou entre 2005 e 2020, verificando-se uma redução de partículas poluentes, como o dióxido de azoto e de enxofre.
Numa análise comparativa com 2005, ano em que se realizou também um estudo à qualidade de ar no concelho, chegou-se à conclusão de que existiu uma redução da concentração média de partículas de dióxido de azoto (NO2) e de dióxido de enxofre (SO2).
Segundo Francisco Ferreira, professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a emissão destes gases poluentes deveu-se sobretudo ao tráfego rodoviário, nomeadamente na Estrada Nacional 10 (EN10) e na Autoestrada do Norte (A1), e não tanto devido à indústria, também com forte presença no concelho.
O Relatório Final Preliminar do Plano Municipal do Ambiente de Vila Franca de Xira está em consulta pública até dia 28 de agosto no site municipal ou nos serviços municipais, no Departamento de Ambiente e Gestão de Espaço Público.