FIRST® LEGO® League – como preparar o projeto?

FIRST LEGO League_official logo

A FIRST – For Inspiration and Recognition of Science and Technology – LEGO League é um programa interdisciplinar para jovens dos 9 aos 16 anos, que pretende entusiasmá-los para as ciências, engenharias e tecnologias. Os desafios são sempre num espírito de competição amigável e aprendizagem em que a entreajuda é o grande pilar do trabalho em equipa.

Apesar de não ser necessária formação na área, na FIRST LEGO League as crianças são desafiadas a pensar como cientistas e engenheiros, criando soluções para problemas do quotidiano e competências para o mundo do trabalho, enquanto constroem com ferramentas didáticas da LEGO Education. Este desafio ganha particular importância numa altura em que o Governo quer atribuir às escolas a responsabilidade de gerirem 25% do total das horas curriculares através de projetos interdisciplinares.

No decorrer de um ano, as equipas cumprem as missões de robótica, determinadas internacionalmente, e fazem o projeto. Os valores da FLL estão sempre presentes na forma como as equipas desenvolvem o trabalho.

Em 2016 realizou-se a 12.º edição do torneio português que juntou, no Instituto Superior Técnico – Campus TagusPark, em Porto Salvo, Oeiras, cerca de 200 alunos e meia centena de voluntários. Durante o ano juntámos mais de 260 jovens em dezenas de eventos nas escolas. Desde 2004 já participaram em encontros, eventos, workshops e torneios organizados pelos FLL Operational Partners em Portugal, mais de 60.000 crianças e jovens ficando comprovado o incremento dos pontos fortes dos concorrentes e as suas capacidades de socialização. Este ano também já implementámos a FLL na Madeira.

O programa anual da FIRST® culmina, em Portugal, num desafio que se vai realizar no próximo dia 27 de maio no Instituto Superior Técnico – Campus TagusPark, em Porto Salvo, Oeiras. É o meu primeiro ano a acompanhar o torneio ao vivo e a altura em que vou poder ver os robôs em funcionamento. Mal posso esperar. Mas para que tudo esteja a postos no final do mês, houve muito trabalho durante o ano letivo.

Ora recordemos como se prepara um projeto da FLL para quem já está a pensar em participar no ano que vem. Para 2017-2018 a FIRST LEGO League vai dedicar-se ao tema HYDRO DYNAMICS℠ e a FIRST LEGO League Jr. ao AQUA ADVENTURE℠.

 

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.