Edgar Raphael – Quando o fotógrafo ensina a fotografar

Edgar Raphael

O fotógrafo português Edgar Raphael acaba de regressar do Brasil onde é já considerado uma estrela e uma referência em matéria de fotografia de moda.

Com um percurso profissional que nos junta pelas afinidades musicais, conheci-o pessoalmente em Dezembro de 2014. Desestruturador de fórmulas, modelos e formatos convencionais, Edgar Raphael foi convidado a dar uma palestra de oito horas para 400 adeptos de fotografia no evento intitulado “Foto Conhecimento” que decorreu em Porto Alegre. Sem rodeios, Edgar Raphael mostrou como funciona todo o fluxo de trabalho do fotógrafo de moda desde o brainstorming e o briefing, até à direção de modelos e marketing pessoal e relacional.

Raphael ainda aproveitou a passagem pelo Brasil a fotografar para marcas como a Osmoze, Atelieria Bridal & Wedding, para a agência de modelos Donaire, além de ter trabalhado com o estilista Marui Akamine, outro grande fã dos seus trabalhos.

O estúdio, nos arredores de Lisboa, está forrado com as capas de discos de nomes como Anselmo Ralph, Kapinha, Ágata, Iran Costa, Rui Bandeira ou Jorge Guerreiro. Todos passaram pela objetiva de Edgar Raphael e admitem ter ficado impressionados. «Gosto que se sintam à vontade. Conversamos primeiro, conhecemo-nos, podemos até criar uma amizade mas é tudo uma questão de conhecer a essência da pessoa, os seus pontos fortes e fragilidades, e depois tudo acontece naturalmente», diz Edgar Raphael que, para este ano, tem muitas novidades preparadas.

Edgar Raphael
Edgar Raphael

Mais em: Edgar Raphael

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.