As questões ambientais e os direitos dos animais são, desde há muito, assuntos prioritários para mim. Com o planeta de pernas para o ar devido ao confinamento a que estamos sujeitos para tentar travar a pandemia da Covid-19, boas notícias pareciam desenhar-se no horizonte… de todo o lado vinham fotografias de animais a reconquistar algum espaço habitualmente ocupado por humanos, águas límpidas e céu azul como não havia memória, calma e silêncio a substituírem o fumo e o ruído que caracterizam as cidades. À porta de casa tenho tido muito mais espécies de aves a chilrear, as nuvens ganharam formas que não me lembro de ver e as rãs voltaram à sua grande atividade diária e noturna no rio. No entanto, especialistas dizem que a queda das emissões poluentes provocada pela paralisação do planeta não vai resolver as alterações climáticas e até pode agravar o problema.
Desde junho de 2018 que dou voz à rubrica “Um Bom Ambiente” da Horizonte FM, mas agora fez-me muito sentido contar e promover o que aqui fazemos três vezes por semana.
Por isso, aqui partilho as primeiras três rubricas deste mês dedicadas ao alerta da Organização Meteorológica relativamente à perda de dados sobre a atmosfera, se as medidas restritivas impostas para conter o contágio se prolongarem durante muitas semanas, e também sobre os níveis de poluição em mínimos históricos. A semana fechou com o tema da tecnologia granular – de pequena escala, como bicicletas elétricas, lâmpadas LED ou painéis solares no telhado das casas que são mais eficientes na redução das emissões de gases com efeito de estufa do que grandes empreendimentos.
A rubrica “Um Bom Ambiente” vai para o ar às segundas , quartas e sextas-feiras às 09h30 e 17h30 em 92.8 FM.