Paulo Sousa dá expressão à música online: «Os Youtubers estão no bom caminho»

Paulo Sousa é Youtuber do Ano e ouve-se nas séries da TVI

Paulo Sousa pode ainda não ser um nome muito conhecido mas já o mesmo não se pode dizer da sua canção ‘Todos os Dias’ que tem vindo a ganhar popularidade por integrar a banda sonora da série juvenil da TVI, “Massa Fresca”, e que pode ouvir mais abaixo. O seu primeiro single, ‘Onde Quero Estar’, ouve-se na banda sonora da telenovela “Santa Bárbara”, também da TVI.

Paulo Sousa participou nos programas de talentos “Factor X” e “Ídolos”. O cantor venceu o passatempo “Golden Voice Competition” e acabou por se tornar conhecido do público através do YouTube, sendo atualmente “YouTuber do Ano”, na categoria de Música. Já em março venceu o Prémio Artista Revelação do Ano “Trend Music Awards”. Pelo meio teve uns minutos para uma breve conversa.

Daniela Azevedo – Paulo, tu participaste nos programas televisivos “Factor X” e “Ídolos” e saíste vencedor do passatempo “Golden Voice Competition”. Estes concursos costumam ser um bocadinho cruéis. Qual a tua melhor experiência neles?
Paulo Sousa – Para mim, a melhor parte é poderes estar num lugar onde tens, ao teu redor, pessoas que estão a lutar pelo mesmo sonho que tu e que têm a mesma paixão: a música. Aliás, são os momentos entre colegas e as saudades que depois ficam, que mais se mantêm na memória, durante anos e anos.

DA – O que gostavas de dizer hoje aos teus colegas destes desafios?
PS – Que nunca desistam. Eu próprio, há uns valentes anos, já tinha tentado participar no “Ídolos “e não tinha chegado às galas. Lutei de novo. E consegui! Se realmente acreditamos em nós e no nosso trabalho e evolução, não podemos parar nem esperar que as oportunidades caiam do céu. Portanto, lutem! Um dia chegará o vosso dia.

DA – A tua música ‘Onde Quero Estar’ faz parte de uma telenovela e a ‘Todos os Dias’ integra a banda sonora da série juvenil da TVI, “Massa Fresca”. Gostas da forma como foram integradas nos respetivos enredos e nas personagens?
PS – Totalmente! Têm feito um trabalho incrível nesse sentido, respeitando as mensagens das músicas, associando-as aos momentos a que mais se adequam. Tenho sido um sortudo e um abençoado por acreditarem nas minhas músicas e no meu trabalho!

DA – O álbum completo é um objetivo?
PS – Sim, claro! Aliás, estou a trabalhar nele. Os dois singles que têm saído (e que vão sair!) serão o rosto daquilo que será o meu álbum, apesar de ainda não haver data marcada.

DA – Os fãs e a força que transmitem ajudam nas alturas de maiores dúvidas?
PS – São essenciais, por mais cliché que possa soar. Porque é para eles que trabalho e que partilho as minhas pequenas grandes conquistas. É no sentido de lhes agradar que faço imensas coisas e, portanto, é deles também que retiro muita força e coragem para seguir em frente e continuar a lutar.

DA – O título de “Youtuber do ano” achas que é valorizado em Portugal?
PS – Acho que é cada vez mais valorizado. A plataforma YouTube e a sua influência ainda não são reconhecidas pelas grandes marcas mas temos dado passos enormes e saído dos ecrãs do YouTube. É um processo que demora o seu tempo, mas os Youtubers estão no bom caminho, sem dúvida.

DA – Quem é a equipa que trabalha contigo?
PS – Além da minha banda (que eu adoro!), temos a Farol Música, que tem desempenhado um papel importantíssimo desde que lancei o meu primeiro single e, em especial destaque, o meu agente, Ivo Dias, da Ícones Booking and Management. Cada vez mais tenho percebido que são nos trabalhos coletivos que se colhem os maiores frutos.

DA – Onde gostavas de estar a tocar neste verão?
Tenho o sonho de vir a tocar nalgum festival, portanto, adorava que acontecesse. Claro que, para este ano, já está tudo fechado, mas… quiçá para o ano?

Daniela Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.